20070725

28


Disse Kabir: Sobre esta árvore está um pássaro.

Dança com a alegria da vida. Ninguém sabe onde está.

E quem poderá saber qual o tema do seu canto?

Tem o ninho onde os ramos fazem sombra

mais profunda; chega ao anoitecer e parte, voando,

pela manhã, sem ter dito uma palavra

do que queria contar.

Ninguém me fala deste pássaro que canta dentro de mim.

Não tem cor nem, sequer, é incolor. Não tem forma

nem silhueta.

Descansa à sombra do amor.

Mora no inalcançavel, no infinito e no eterno

e ninguém repara quando chega ou parte.


Profundo é o mistério. Que os sábios procurem descobrir

onde descansa este pássaro.


Joaquim Pessoa, À Mesa do Amor
Imagem (C) Alexander Lyamkin

8 comentários:

A Professorinha disse...

Este Joaquim Pessoa tem talento!! Gostei muito deste poema... Tenho que procurar pelo meu pássaro..

Beijos

avelaneiraflorida disse...

Professorinha,

todos devíamos procurar...mas,e sobretudo, encontrá-lo!!!!!

Joaquim Pessoa tem um conjunto de obras muito bonitas...vale a pena ler!!!!

BJKS

Luís Galego disse...

há muito que não lia Pessoa, o Joaquim Claro, e faço mal, porque ele é um poeta de primeira água...

Mário Margaride disse...

Querida amiga,

Há em nós,
um pássaro errante
Que não tem pouso nem lugar
Tal qual o vento que passa
Passa sempre sem parar.
Não conhece onde mora
Não sabe onde quer ficar
Tal como o vento, o pássaro...
Nunca sabe o seu lugar.

Beijinho


Beijinhos

avelaneiraflorida disse...

Luis Galego,

tenho-me deliciado a ler e a reler a bela poesia deste autor...

Enquanto o leio, tudo no meu "mundo" faz sentido...

Bjks

avelaneiraflorida disse...

Amigo Mário,

Que palavras tão esvoaçantes, livremente voando, aqui me ficaram...

" BRIGADOS"....
Bjks

Maria Faia disse...

Olá Amiga,

Todos nós somos pássaros silenciosos e ensurdecedores também.
Voamos, cantamos, sorrimos,
dançamos, choramos, gritamos.
Neste canto encantado que é o teu,
vivem pássaros de beleza impar,
que esvoaçndo livres via net,
Dão à vida o brilho que é seu.

avelaneiraflorida disse...

Maria Faia,

"brigados" pelo carinho das tuas palavras...
por isso este cantinho está sempre à vossa espera!!!!

BJKS