20080212

Para PEREGRINO ...


Tu perguntas e eu não sei.

eu também não sei o que é o mar.


É talvez uma lágrima caída dos meus olhos

ao reler uma carta, quando é de noite.

Os teus dentes, talvez os teus dentes,

miúdos, brancos dentes, sejam o mar,

um mar pequeno e meu,

afável, diáfano,

e contudo só música distante.


É evidente que minha mãe me chama

quando uma onda e outra onda e outra

desfaz o seu corpo azul contra o meu corpo.

Então o mar é carícia,

asa pura,

luz molhada onde desperta

meu coração recente.


Às vezes o mar é uma figura branca

cintilante entre os rochedos.

Não sei se fita a água

ou se procura

um beijo entre conchas transparentes.


Eugénio de Andrade,
Antologia Breve
Imagem retirada de Google Images

10 comentários:

Maria disse...

Eu aqui repito-me sempre: Lindo!
Lindo o poema, é lindo o Eugénio de Andrade, é linda a foto.....
... é lindo o mar......

Beijinhos

avelaneiraflorida disse...

Amiga Maria,

e são lindos os AMIGOS!!!!

bjkas!

A Professorinha disse...

Meu Deus... ao tempo que eu não vejo, cheiro ou sinto o mar... As saudades que eu tenho dele. Passava os dias ao pé dele e sentia-me tão bem... Depois que regressei só sinto saudades... E não o posso ter ao pé. Faz-me falta...

Beijinhos

avelaneiraflorida disse...

QUERIDA PROFESSORINHA,

E DESDE QUANDO O MAR NÃO NOS FAZ FALTA??????????

BJKAS!!!

Isamar disse...

O mar é vida, é sonho, é paixão, é dor, é amor, é trabalho, é pão, é alegria...

Eugénio é um dos maiores.

Beijinhossssssssss

avelaneiraflorida disse...

Querida Sophiamar,

e sem o mar ...não somos nada!!!!

Bjkas!!!

Joaquim Moedas Duarte disse...

"Eu, comovido, a oeste..." - título tão belo do V Nemésio. E tão apropriado a este post!

Que o mar permaneça!

avelaneiraflorida disse...

Méon,

e que o DIA seja um mar imenso!!!!

Anónimo disse...

Bons Ventos,Amiga!
E, deixo mais uma visão do mar...
Bj.


Mar sonoro,mar sem fundo,mar sem fim,
A tua beleza aumenta quando estamos sós
E tão fundo intimamente a tua voz
Seque o mais secreto bailar do meu sonho,
Que momentos há em que eu suponho
Seres um milagre criado só para mim.

Sophia de Mello Breyner Andresen,
Dia do Mar

avelaneiraflorida disse...

PEREGRINO,

BRIGADOS!!!!!!!
E logo trazendo Sophia!!!!!!!

BJKAS!!!!