20080502

"Cântico dos Cânticos"


Salomão

Como és bela, minha amada, como

és bela.

Teus olhos são duas pombas.


Sulamite

Como és belo, meu amado, como

és belo.

Verde de folhagem é o nosso leito verde


Salomão

As traves da nossa casa são de cedro, os forros

em madeira de cipreste.


Sulamite

Eu sou a rosa de Saron, o lírio dos vales.


Salomão

Como o lírio no meio dos cardos,

assim é a minha amada entre as outras raparigas.


Sulamite

Como a macieira entre as árvores de um pomar,

assim é o meu amado entre os homens.

- Sentei-me à sua sombra, coberta

pelos grandes frutos da sua árvore.


Levou-me o meu amado pelas câmaras da festa,

e era o amor o estandarte que ele abria sobre mim.


-Dai-me bolos de passas, reanimai-me com maçãs.

Porque eu estou doente de amor.


O seu braço esquerdo está debaixo da minha cabeça,

o seu braço direito aperta-me

fortemente.


- Suplico-vos, ó raparigas de Jerusalém,

pelas gazelas, pelas corças dos campos,

não acordeis, não acordeis o meu amor, antes que ele

o deseje.



Versão de Herberto Helder
in O Bebedor Nocturno
Imagem(C) Karine Nguyen-Tuong

16 comentários:

Joaquim Moedas Duarte disse...

Lindo!
Trouxeste-nos um dos mais belos cânticos de amor!- e na versão de um grande poeta...

Obrigado, Avelã!

Bichodeconta disse...

Dei comigo de repente a representar virtualmente claro... boa semana, abraço, ell

Maria disse...

Belíssimo o Cântico, Avelaneira....
Bom fim-de-semana

Beijos

António Inglês disse...

Bela maneira de começar meu fim de semana.
Ainda bem que deu para passar por aqui hoje.
Desejo um óptimo fim de semana.
Beijinhos
António

Anónimo disse...

Olá
estive fora estes dias e sem acesso à net, vim deixar-te, mesmo de fugida, um bj e votos d eum bom fim de semana

A Professorinha disse...

Mas que declarações tão lindas... tão belas...


Muitos beijos

Luna disse...

Simplesmente sublime
Um cântico maravilhoso
beijinhos

SILÊNCIO CULPADO disse...

Avelaneiraflorido

Lindo e duma ternura naif este poema.

Abraço

avelaneiraflorida disse...

Méon,

Qualquer que seja a versão..o sentir estará presente!!!!

avelaneiraflorida disse...

Querida El,

Brigados pela presença!!!!!
E podermos representar nmais e mais!!!
Boa semana, também!!!!
Bjkas!!

avelaneiraflorida disse...

Querida Maria,

Um dos poemas mais bonitos...que tem tantas versões...mas não perde a sua beleza!!!

Boa semana,também!!!
Bjkas!!

avelaneiraflorida disse...

Amigo António,

Brigados pela presença!!!!
Que seja uma Boa SEMANA, sim!!!!
Precisamos todos, tanto...

Bjkas!!

avelaneiraflorida disse...

Jasmindo meu quintal.

Brigados pelo beijinho e pela presença!!!!
Andamos todos numa "lufa-lufa" que parece uma voragem!!!!
Boa semana, Também!!!
Bjkas!!

avelaneiraflorida disse...

Querida Professorinha,

que elas nos acompanhem nos dias!!!!
Boa semana!!!!
Bjkas!!

avelaneiraflorida disse...

Multiolhares,

Então deixemos que ele se ouça, se amplie, e se sinta!!!!

Bjkas!!!

avelaneiraflorida disse...

Querida Lídia/Silêncio,

E da simplicidade...nasce o mais puro sentir!!!!

Boa semana, amiga!!!!
Bjkas!!!