20080523

Cantiga de Amigo


Oí hoje eu ua pastor cantar,

du cavalgava per ua ribeira,

e a pastor estava i senlheira,

e ascondi-me pola ascuitar,

e dizia mui bem este cantar:


"Sô lo ramo verde frolido

vodas fazem a meu amigo;

choran olhos d'amor."


E a pastor parecia mui ben,

e chorava e estava cantando,

e eu mui passo fui-mi achegando

pola oir e sol non falei rem;

e dizia este cantar mui bem:


" Ai estorninho do avelanedo,

cantades vós e moiro eu e peno,

e d'amores hei mal."


E eu oí-a suspirar enton,

e queixava-se estando con amores,

e fazia ua guirlanda de flores;

des i chorava mui de coraçon,

e dizia este cantar enton:


"Que coita hei tan grande de sofrer:

amar amigo e non ousar veer!

E pousarei sô lo avelanal."


Pois que a guirlanda fez a pastor

foi-se cantando, indo-se en manselinho,

e tornei-me eu logo a meu caminho,

ca de a nojar nou houve sabor.

E dizia este cantar ben a pastor:


" Pela ribeira do rio

cantando ia la virgo

d'amor:

Quem amores há,

como dormirá?

Ai, bela frol !"


Airas Nunes,
CBN. 868,869,870;
C.V. 454

grafia alterada
Imagem(C) R.C. Gorman

10 comentários:

Anónimo disse...

Cantiga de Amigo... numa época em que eu pondero muito quem será REALMENTE meu amigo... Mas mais vale poucos e bons!

Bichodeconta disse...

Este lugar é tão repousante, gosto de me passear por entre as palavras, por entre cada sílaba...Snete-se no ar a frescura da primavera e da vida..Deixo um abraço e deixo o desejo de um bom final de semana..ell

avelaneiraflorida disse...

Querida Gata,

nos dias que correm...há surpresas da VIDA!!!!
E algumas deixam-nos tão felizes!!!!
Outras...ensinam-nos!!!!
OS AMIGOS...sabemos que eles ESTÂO CONNOSCO SEMPRE!!!!

Bjkas!!!

avelaneiraflorida disse...

Querida ELL,
Brigados pela presença e pelas palavras!!!!

no fim de semana que se aproxima...por entre resmas de papéis... haverá tempo para retribuir a visita, prometo!!!!
Bjkas!!!

vieira calado disse...

É bom navegar em palavras, pela Idade Média.
Obrigado.

avelaneiraflorida disse...

Caro Vieira Calado,

A Idade Média é, toda ela, um imenso mar onde a nossa imaginação pode navegar indefinidamente!!!
Um bom fim de semana!!!!!

Ad astra disse...

a travessia do tempo

avelaneiraflorida disse...

Querida Ad Astra,

e com ele nós seguimos!!!!
Bjkas!!

Fátima disse...

Amiga avelaneiraflorida,

O belo sempre fica ao longo de um tempo infinito...

:-) beijinhos

avelaneiraflorida disse...

Querida Fátima,

não é por acaso que a minha paixão...é medieval!!!!

bjkas!!!