20071001

Para O DIA DA MÚSICA....

DEIXO-VOS UMA CANTIGA DE AMIGO

Sedia la fremosa seu sirgo torcendo,

sa voz manselinha fremoso dizendo

cantigas d'amigo.


Sedia la fremosa seu sirgo lavrando,

sa voz manselinha fremoso cantando

cantigas d'amigo.


- Par Deus de Cruz, dona, sei eu que avedes

amor mui coitado, que tan ben dizedes
cantigas d'amigo.


- Par Deus de Cruz , dona, sei eu que andades

d'amor mui coitada, que tan ben cantades

cantigas d'amigo.



- Avuitor comestes, que adevinhades

Estêvão Coelho ( CV321, CBN 683)

Esta é uma cantiga de tear ( influência provençal da "Chanson de Toile" ).

Para facilitar a compreensão, de alguns termos utilizados, junto um pequeno glossário:


Sedia - estava

sirgo- cordão de seda

torcendo- fiando

manselinha - mansinha, suave

lavrando- bordando

Avuitor - abutre; quem dele comesse podia adivinhar o futuro

5 comentários:

Jasmim disse...

gostei desta cantiga de amigo!

Ad astra disse...

Tao bonito...

avelaneiraflorida disse...

Jasmim , Ad Astra,

é neste "reino" que me sinto eu!!!!
È o meu mundo muito especial...mas hoje deixei-vos aqui um bocadinho!!!

Vale a pena conhecer outras das bonitas Cantigas que deram o nome a este meu esapcinho!!!!
A minha razão de ser!!!!

Bjks

papagueno disse...

Tão linda a poesia medieval, foi das coisas que mais gostei de dar na escola. Aliás nas aulas de português eu gostava era quando se falava de literatura porque a gramática era uma desgraça.
Beijinhos

avelaneiraflorida disse...

Papagueno, amigo

Pois...acho que a gramática ainda parte muitas cabeças!!!!

Eu SEMPRE adorei Português!!! Nota-se, não???

Mas o mundo medieval é que é " o meu reino"...Aí sim, vivo!!!!
UM BOM DIA!
Bjks