20070414

PALAVRAS DE ABRIL I


O País


A relíquia que eu trago no meu peito

herdada de uma tia Patrocínio

é o país-paris onde me deito

sem culpa mas também sem raciocinio


O conselheiro Acácio bem me disse

nos tempos em que eu era pequenina:

-" O Padre Amaro é mau. Mas que chatice!

Não pode um padre amar uma menina..."


E o meu primo Basílio brasileiro

que foi o pai das minhas sensações!...

E o Mandarim morrendo a tempo inteiro

num país de rabichos e aldrabões?...


Carlos da Maia meu primeiro amor

primeiro livro meu primeiro beijo.

Os Maias da cidade não dão flor

e as Maias é no campo que eu as vejo.


Ramires d'uma casa ilustre e vasta

pindéricos raminhos da nobreza

a terra portuguesa ainda não basta

para as courelas todas da avareza!


E o conde de Abranhos parlamento?

E a Vera Gouvarinho a baronesa?

Mudam-se os tempos mas não muda o vento

é sempre rococó à portuguesa!


Há cem anos que eu canto esta canção

sem cabeça porém com coração.

Porque o país do Eça de Queiroz

ainda é... o País de todos nós!


Ary dos Santos

Sem comentários: