Introduzida na Europa, no século XVI pelos conquistadores espanhóis, só no século XVIII passou a integrar a alimentação humana.
No entanto, já seria plantada há 8000 anos na região do Lago Titicaca (Andes)...
Pode parecer estranho...Mas na Assembléia Geral da ONU foi aceite, em 2005, um pedido da Organização para Alimentação e Agricultura (FAO), solicitando que se reconhecesse a batata como o alimento básico para a população mundial.
Sendo rica em vitamina C, e em potássio, a batata pode contribuir para a redução das mortes provocadas por desnutrição. Depois do ovo e do leite, este tubérculo é o terceiro alimento com maior valor biológico .
[...] das 315 milhões de toneladas produzidas anualmente, 162 milhões, mais da metade, é produzida por países em desenvolvimento[...]
Embora na Europa tenha vindo a diminuir o seu consumo tal não sucede nos países em desenvolvimento.
Um terço das batatas do mundo é produzido pela China e pela Índia.
Um terço das batatas do mundo é produzido pela China e pela Índia.
Mas para que a produção possa resistir às mutações das pragas e desenvolver-se correctamente será preciso investir na pesquisa científica. Ainda que esta decisão não seja consensual, mesmo entre os investigadores...
2008 será , pois, o ANO INTERNACIONAL DA BATATA !!!
Imagens © Google Images
Pesquisa : Google Web
2 comentários:
Ora aqui está um postal perfeitamente lógico: a lógica da batata! Pena que os nossos meninos só conheçam a "batata frita"!
Agora a sério: tema oportuno, como sempre! Obrigado pela lembrança, Avelã!
E despertou-me fome de batatas!!!...
Méon,
E batatas, ao contrário do que é normal ouvir-se e dizer-se,não pode
ser igual a "zero"!!!!!
Beijinho.
Enviar um comentário