20070226

Sabe o que é ser professor, Sra Dona Lurditas?

No início da minha carreira, numa escola de uma zona rural, tinha várias turmas de 7º e 8º anos. Entrávamos de manhãzinha e saíamos ao final da tarde. Muitos colegas tinham de alugar quarto para poderem trabalhar durante o ano, já que viviam a centenas de quilómetros dali.
As estradas de acesso à povoação eram apenas transitáveis no Verão. Invernos houve que a escola foi inundada pelas barreiras de terra que esboroavam com as chuvadas mais fortes...
Enfim, sítios destes, 32 anos depois continuam por certo a existir !!!!!
Mas não são aqueles que vemos nas suas VISITAS TELEVISIONADAS....

Gostaria de saber, Srª Dona Lurditas o que faria se tivesse um aluno que chegava tarde a todas as aulas...porque antes era obrigado a tratar dos porcos e outros animais !!! O cheiro que emanava da sua roupa fazia os restantes afastarem-se dele com repulsa!!! Dentro da sala, sobretudo no frio, o cheiro era mais intenso ...e todos estávamos lá!

Gostaria de saber, Srª Dona Lurditas o que faria se um dia uma aluna lhe desmaiasse na aula e na tentativa de a socorrer fosse levá-la a...( chamar casa ao buraco em que vivia, será demasiado) e a própria mãe nos tivesse quase impedido de lá a deixar, porque segundo ela, ao menos se estivesse na escola " AINDA TINHA UMA REFEIÇÃO PARA COMER!"

Gostaria de saber, Srª Dona Lurditas o que responderia ao Antonino, que chumbava repetidamente, que não sabia escrever o nome direito, mas conseguiu fazer uma história que a turma unânimemente decidiu representar no Natal, o que lhe responderia quando ele vestido de pai natal, para entrar em cena, dizia " EU ACHO QUE ISTO É O SONHO MAIS BONITO DA MINHA VIDA!" e que pouco tempo depois morreu com um problema cerebral...

Gostaria de saber, Srª Dona Lurditas como reagiria a um aluno que depois de ter estado em coma, de ter sofrido na pele os efeitos de drogas várias, tentou voltar à escola e que tinha uma fixação por Picasso, que dizia coisas interessantes, mas estar 45m sentado numa cadeira bem menor do que ele, era o maior dos suplícios!!!!

E, só para não a maçar muito mais, gostaria de saber o que responderia a uma aluna matriculada num Curso Tecnológico do Ensino Secundário, quando questionada sobre a falta de interesse e assiduidade, sobre as motivações de jovem, sobre objectivos de vida, ela lhe respondesse que está na escola para ver se encontra UM MARIDO RICO, o mais não interessa...

Quando me souber responder a estas, e muitas outras, perguntas e me ensinar a fazê-lo de forma EFICAZ, CORRECTA, JUSTA para benefício dos alunos ...

então eu admito que afinal, escolhi a profissão errada, e até aceito os diplomas, portarias, decretos, e o mais que a tutela produzir sem sequer ler!

Mas até lá, digo-lhe que se continuar os mais anos, sujeita a todas as variações que, de repente, vão saindo da sua Caixa de Pandora, faço minhas as palavras do poeta e digo-lhe:

NÃO, NÃO VOU POR AÍ !!!

2 comentários:

Joaquim Moedas Duarte disse...

Eu não pessoalizaria tanto... O que me revolta é saber que esta equipa do PS está a tentar apagar com gasolina os fogos que a inconsciência de outros governos PS atearam e que os do PSD assopraram.

Em nome de contenções orçamentais que servem para garantir a continuidade dos aparelhos centrais do bloco central - tipo "gabinete de um vereador PSD da Câmara de Lisboa com 32 assessores" - disse a Outra do CDS, a tal de Nogueira Pinto, ou lá o que é.

"KAMBADA de chulos"!!! - como dizia um bêbado muito lúcido da minha terra.

avelaneiraflorida disse...

eu mantenho o que disse!
Venham cá ensinar-me a ser professor ...mas a sério! DEixem os gabinetes e venham estar nas salas de aula... eu até nem me importo que assistam e me corrijam!!!
Mas estou farta de tanta gente a fingir que sabe...
eu sempre quis SER PROFESSORA!